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  • Foto do escritorCarol Santana

Atendimento ao cliente é obrigatório ou um diferencial?

Atualizado: 25 de jan. de 2023

Muito se fala em alavancar as vendas e impulsionar os negócios. São coisas importantes, mas antes disso tudo vem o atendimento ao cliente porque ele é o foco principal da nossa conversa aqui. Você acredita que o atendimento deve ser obrigatório ou deve manter um diferencial? As duas opções são válidas, mas no caso, o obrigatório não é uma forma imposta. 



É apenas uma maneira de dizer “Estou aqui” e o diferencial “Estou aqui realmente para te apresentar uma solução”. E como praticar isso saindo dos manuais e cursos de atendimento frequentes ministrados nas empresas? Mantendo uma unidade de atendimento para cada cliente que não é igual ao outro.


1 - Desenvolva um atendimento de alto nível


Conheça e valorize o seu cliente. Muitas pessoas gostam de conversar, e a partir do início do atendimento, quem for curioso sem ser invasivo abordará de maneira gentil, buscando entender as dores para oferecer as soluções e será muito mais assertivo no suporte necessário.


2 - Ofereça treinamentos adequados para a sua equipe


Ao valorizar o cliente e ouvi-lo é preciso ter uma equipe capacitada para suprir as necessidades desses consumidores a partir de treinamentos adequados que se voltam ao alinhamento da voz, entender como se portar diante das dificuldades e desafios, manter os colaboradores motivados e superar as expectativas e metas de cada um.


3 - Invista na transformação digital para registrar e organizar


Para não deixar nenhuma venda passar é preciso investir em recursos tecnológicos que geram mudanças no relacionamento com os clientes, registre e organize pontos dos consumidores, realize abordagens eficientes e armazenem todo o histórico do cliente como CRM, cloud computing e chatbots.


4 - Utilize boas métricas


Para ter uma visão mais clara do atendimento ao cliente tenha boas métricas para conseguir mensurar de forma simples e prática. Elas são fundamentais para reduzir o prazo que um cliente fica esperando para receber uma resposta, fidelizar o público e mensurar o impacto das estratégias.


5 - Amplie seus canais de comunicação


Ao tornar a experiência positiva do cliente, é possível conduzi-lo a uma jornada de compra onde ele possa tirar dúvidas, solicitar informações de produtos, e relatar qualquer problema. Então, recursos como chats, e-mails marketing e telefone são fundamentais para a empresa que tem como foco oferecer um atendimento de excelência.


6 - Conte com um pós-venda e alcance resultados


Se o atendimento é um diferencial, o circuito do pós-venda deve ser adequado para que alcance os resultados. Não basta somente captar novos consumidores, desenvolver relacionamentos, é importante também que se venda diversas vezes para a mesma pessoa e de formas diferentes fidelizando o público.

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