top of page
  • Por Redação

“Caravana do lixo eletrônico” fará coleta gratuita em Rio Verde (GO)



Parceria entre a ONG Programando o Futuro e a Siga Antenado possibilitará  descarte consciente de parabólicas, receptores, controles remotos

e pilhas entre os dias 8 e 12 de abril

 


Os moradores de Rio Verde (GO) e cidades da região que tiverem parabólicas antigas em casa poderão ter os equipamentos recolhidos gratuitamente entre os dias 8 e 12 de abril, pela Caravana do Lixo Eletrônico. 


A ação vai além das parabólicas e tem a missão recolher todo tipo de eletrônico que não tem mais uso, como cabos, controles remotos, pilhas ou qualquer tipo de equipamento que ainda não foi descartado. 


A iniciativa é uma parceria entre a organização não-governamental Programando o Futuro e a Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos responsável pela substituição das parabólicas tradicionais pelo kit gratuito com a nova parabólica digital nas residências de famílias inscritas em Programas Sociais do Governo Federal.


Durante os cinco dias, quem desejar descartar eletrônicos que não estão mais em uso poderá fazê-lo de três formas: por meio de agendamento, pelo telefone; indo à base da caravana, no Parque Engracia Vaz "Dona Nega"; ou comparecendo ao estande do Programando o Futuro durante a TecnoShow, uma das maiores feiras de tecnologias do agronegócio do país. Todos os que fizerem o descarte ainda poderão participar do sorteio de um computador.

 

O objetivo da parceria é conscientizar e estimular o descarte correto de eletrônicos, que inclui as antigas parabólicas, controles remotos, cabos e pilhas das antigas parabólicas. A ação tem como alvo todo tipo de eletrônico, mas com atenção especial aos beneficiários que tiveram a instalação da nova parabólica digital realizada pela Siga Antenado. “Essa é a primeira parceria e primeira ação de educação ambiental que a Siga Antenado está encampando”, afirma Patricia Abreu, diretora de Comunicação da Siga Antenado. “As famílias que já não utilizam mais a parabólica tradicional não precisam ficar com os equipamentos desligados e ocupando espaço em casa, é uma boa oportunidade para fazer o descarte gratuitamente e de maneira de maneira correta.”


Todo o material que for recolhido durante os cinco dias de campanha será encaminhado para pontos de coleta autorizados em Goiânia. Além de promover a sustentabilidade, a Programando o Futuro utiliza o material eletrônico recolhido para a formação gratuita de jovens em cursos profissionalizantes de tecnologia, e doa computadores para telecentros de inclusão digital, contribuindo para a redução da exclusão digital no país.


Vilmar Simion Nascimento, coordenador-geral da ONG Programando o Futuro, explica que o foco da ação serão as antigas parabólicas, mas todo tipo de material eletrônico é bem-vindo. “O objetivo da coleta gratuita é a logística reversa, recondicionamento e reciclagem desses equipamentos eletrônicos”, disse Vilmar. “Convidamos a população de Rio Verde a entrar em contato conosco, agendando a coleta, ou a ir à nossa base para entregar o material, que hoje está parado em casa, ocupando espaço, mas pode beneficiar outras pessoas”.

 

Como descartar

 

Agendamento: entrar em contato pelo (62) 98205-2656, informando o endereço de coleta, dia e horário. A equipe da ONG Programando o Futuro fará a retirada do equipamento do telhado da casa e encaminhará para a destinação correta.


Entrega na base: levar os equipamentos até a base da caravana, no Parque Engracia Vaz "Dona Nega", na Av. Paulo Roberto Cunha. Entre os dias 8 e 11 de abril, o horário de funcionamento será das 8h às 18h. Na sexta-feira,12/04, será das 8h às 16h.

 

Estande na TecnoShow: levar os equipamentos até o estande, onde a prioridade será para a entrega de equipamentos de menor porte, mas a ONG também receberá parabólicas dos visitantes da feira, que acontecerá entre os dias 8 e 12 de abril no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), das 8h às 18h.

 



13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page