Pesquisa Panorama de Product Management 2022, realizada pela PM3, escola de referência na educação de produtos digitais no Brasil apontou que 40% das empresas não possuem um profissional de Marketing de produtos nos quadros das companhias, apesar de ser uma função essencial para as empresas. O estudo ainda ressaltou que as pessoas que atuam com Produtos Digitais, 16,5% vieram das áreas de Marketing ou Comunicação.
Empresas como Livup Atlassian, Loft, SimilarWeb, Quinto Andar e Vtex possuem times de Product Marketing, mas muitas companhias nacionais ainda não sabem como direcionar os profissionais em seus planejamentos por não entenderem a função. A head de Marketing da PM3, Paola Behs explica que apesar de ser uma posição muito estratégica, ainda há desconhecimento sobre como o segmento funciona no Brasil, ou qual o escopo das equipes. “A função é direcionar, posicionar e estruturar a trajetória do produto, com suas diferentes facetas em relação ao consumidor e ao mercado”, disse.
Paola conta que dentre as prioridades do profissional estão a construção de personas, o entendimento do cliente por meio de pesquisas constantes, o planejamento de lançamentos (go-to-market) de novos produtos ou features, a realização de análises de métricas e benchmarks, a coordenação de atividades gerais de marketing relacionadas ao produto e o ajuste constante de estratégias de acordo com o comportamento dos usuários.
A função é bem específica já que o profissional de marketing tradicional acompanha os negócios de modo generalista, se volta para a atração e conversão do público-alvo. Sem ter um vínculo específico com o produto, de acordo com Paola, a atuação é focada na marca com a visão da organização, pela realização de campanhas, interação com o cliente, na geração de leads ou mesmo na comunicação pelo site e eventos.
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