top of page
  • Por Redação

Lançamento do ‘último disco dos Beatles’ teve uso da IA


Foto de Dave J Hogan / Getty Images


O cantor Paul McCartney disse que ferramentas de inteligência artificial foram utilizadas para resgatar os vocais de John Lennon para o ‘último disco dos Beatles’ que será lançado ainda este ano. Em entrevista ao programa Today da BBC Radio 4, ele menciona que a faixa em resposta sobre uma pergunta focada em IA foi utilizada para recriar os primeiros vocais dos Beatles através da extração de uma pequena fita cassete.


Segundo McCartney, a tecnologia desenvolvida para o recente documentário dos Beatles – Get Back – foi capaz de extrair os vocais de John Lennon e um piano para a base da faixa. “Acabamos de finalizá-la, e fomos capazes de pegar o nome de John voz e torná-la pura por meio dessa IA para que possamos mixar o disco como faríamos normalmente,” explicou McCartney.


Mesmo animado com essa possibilidade de utilização da IA para restaurar gravações antigas, Paul McCartney ainda ressaltou que é ‘meio assustador’ ouvir a voz de John Lennon cantando uma de suas canções. Leia mais sobre como funcionou tudo isso: https://abre.ai/gjQQ.





3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page