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O morango do amor e o hype marketing

  • Por Redação
  • 28 de jul.
  • 2 min de leitura
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Quem acompanha as redes sociais provavelmente já notou o burburinho em torno do famoso morango do amor. O desejo coletivo se manifesta em receitas, compras e vendas dessa sobremesa que combina morango fresco, brigadeiro de leite Ninho e uma casquinha caramelizada. Para quem já provou a tradicional maçã do amor das festas juninas ou agropecuárias, o sabor da crocância açucarada na boca é familiar.


Entre todos os ingredientes, é o morango que vem ganhando destaque, não só como protagonista do #morangodoamor, mas também em memes que lembram que ‘a vida não é um morango’.


A vida, de fato, traz desafios e dificuldades. E como acabamos escolhendo o morango como metáfora? Afinal, ele nem é uma fruta tão doce assim. Os produtos com sabor de morango são doces justamente porque costumam ser misturados com leite condensado, virando batida ou creme, sorvete ou bolacha com aromatizantes. Tudo para agradar ao paladar.


Hype Marketing


Mas o que a febre do morango tem a ver com o hype marketing?  A interlivre explica que se trata de uma estratégia que visa criar grande expectativa e agitação em torno de um produto, serviço ou evento. Essa abordagem desperta curiosidade, entusiasmo e o interesse do público. O objetivo é fazer com que as pessoas comentem, compartilhem e criem um efeito viral, impulsionando vendas e a visibilidade da marca.


A revista Exame atribuiu esse hype ao TikTok, que impulsionou as vendas de várias empresárias. Segundo a mesma revista, o iFood registrava 800 restaurantes vendendo o morango do amor; hoje são 10 mil. É um verdadeiro fenômeno, que revela tanto sobre o comportamento do consumidor quanto sobre as estratégias de marketing.


Somos influenciáveis por produtos “instagramáveis” e visualmente apetitosos, muitas vezes mais pelo brigadeiro e pela casquinha do que pelo próprio morango. O hype marketing tem como vantagem principal o aumento rápido das vendas. Não é à toa que a Santa Bala Doceria, em Goiânia, viralizou nas redes, atraiu filas enormes e conquistou o paladar do público.


Tendência


Toda essa tendência revela o nosso senso de desejo, o efeito manada e o poder da escassez, que age como um gatilho imediato de atenção. É claro que toda estratégia traz desafios, e no hype marketing não é diferente. Segundo a interlivre, as redes sociais amplificam a interação com o público, promovendo conexão, alcance e engajamento.


O grande risco, no entanto, é não entregar o que se promete. Quando todos estão comentando sobre um produto e ele não corresponde à expectativa, o resultado pode levar às críticas e danos à reputação da marca. Por isso, é importante refletir: estamos acompanhando uma tendência ou sendo levados por ela? Entender esse movimento e o desejo de pertencer é essencial para navegar nesse cenário com consciência.

 

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