Quem aí já viu nas redes sociais a divulgação dos filmes do Mario e da Barbie? E a quantidade de memes? Marcas dos mais variados segmentos utilizam a estratégia do marketing de nostalgia para chamar a atenção dos consumidores. O exemplo mais recente foi da Cacau Show ao comercializar o ovo de Páscoa dos Ursinhos Carinhosos, que é um conjunto de personagens criado em 1981 que virou uma série de televisão em 1985.
O filme da Barbie só será lançado em julho de 2023, mas a nostalgia, tecnologia e marketing já andam juntos. Estes elementos da Warner Bros. Pictures dobraram o volume de buscas no Google nos últimos dias. O pôster online feito por inteligência artificial inspirado no filme virou trend. O longa veio com um show de marketing e levantou a importância da diversidade, várias versões da Barbie e do Ken, interação com o público no compartilhamento das redes sociais e a emoção das pessoas.
O mesmo acontece com o Mario Bros. lançado no início deste mês e está como segunda maior bilheteria de 2023. A estratégia envolve tocar o emocional das pessoas porque não é algo individual, a nostalgia no mundo dos negócios está virando uma tendência de mercado e pretende conquistar toda uma geração. O marketing de nostalgia utiliza elementos do passado para despertar emoções positivas e cria uma conexão com o público-alvo. Na prática tem um método que traz de volta designs, músicas, personagens, slogans, produtos e serviços populares de outra época para criar familiaridade e conforto. Você já o utilizou alguma vez?
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