8 dicas para o social media construir conteúdos para a área da saúde
- Por Redação
- 21 de mai.
- 2 min de leitura

Geralmente, os meses possuem cores que se remetem a alguma causa de prevenção voltada para a área da saúde, além das datas específicas. O que um social media que trabalha com conteúdo para a área da saúde precisa saber mais? Existe uma combinação que une conhecimentos técnicos, éticos e criativos. A área envolve um cuidado com as informações e a maneira de se comunicar.
Vamos acompanhar as oito dicas que vão te ajudar pelo caminho!
1 – Entender as noções de saúde: entender temas como vacinação, nutrição, amamentação, doenças, prevenção e saúde mental são essenciais;
2 – Conheça os termos técnicos: é importante conhecer os mais comuns e traduzir para uma linguagem clara e acessível;
3 – Utilizar linguagem acolhedora: ao falar sobre temas sensíveis como depressão, câncer, perda gestacional, é necessário usar uma linguagem acolhedora e humanizada;
4 – Revise o conteúdo com um profissional de saúde: é importante buscar referências de órgãos e instituições sérias e consultar o profissional de saúde para mais detalhes;
5 – Tenha ética e responsabilidade: respeite as normas do Código de Ética Médica e se atente para a Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD. Ao colher depoimentos de pacientes ou expor fotos, exija autorização e tenha cuidado com a privacidade;
6 – Utilize designs atrativos e criativos: os posts informativos devem ter uma aparência leve, confiável. Conteúdos educativos, vídeos curtos, infográficos são indicados.
7 – Acompanhe as tendências e comportamento do público: ao lidar com enquetes e caixinhas, observe os principais questionamentos. Fique de olho nas campanhas mensais como Janeiro Branco, Maio Vermelho, Outubro Rosa e crie storytelling como identificação da realidade.
8 – Abra espaço para os profissionais de saúde: é essencial trabalhar com profissionais de saúde que sejam parceiros e respeitar o que pode ou não divulgar.
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