top of page
  • Foto do escritorCarol Santana

Como o ChatGPT pode ajudar os profissionais de marketing?

O ChatGPT tem três meses de lançamento e a Inteligência Artificial (IA) que promete revolucionar a maneira como lidamos com a tecnologia, principalmente ao rivalizar com o Google vem dando o que falar todos os dias. A ferramenta já é um sucesso, mas como ela pode ajudar os profissionais de marketing?


A especialista em marketing, Suzane Braga, disse que conheceu o algoritmo pelas notícias da internet. “Na minha profissão ainda não adotamos a ferramenta porque estamos realizando testes para entender como ela pode nos ajudar no dia a dia com as atividades”, comentou. A Inteligência Artificial (IA) surgiu há mais de 60 anos quando o homem percebeu que poderia ter a ajuda de máquinas para auxiliar no desenvolvimento e pudesse realizar aplicações no cotidiano.


Para a especialista, a IA já é parte da vida de cada um há muito tempo e que a inovação é necessária. “A ferramenta está chegando para somar ao nosso trabalho que já realizamos”, ressaltou. Sobre a inovação ou robôs estarem assumindo funções humanas e profissões como a de jornalistas, produtores de conteúdo e redatores, Suzane conta que ainda tem muitas dúvidas se isso vai ou não acontecer. Ela relata que no momento quer acreditar que não. “O trabalho de escrita envolve sentimentos, emoções, fatores os quais eu acredito que somente nós, seres humanos, conseguimos descrever”, destacou Suzane.


Para ela, a ferramenta, se utilizada de forma correta, pode ser uma grande aliada do produtor de conteúdo. Ao avaliar inicialmente as vantagens e desvantagens, a profissional relata que o ChatGPT pode trazer grandes transformações na rotina dos produtores de conteúdo, mas que é preciso ir com cautela e ter muita responsabilidade na utilização desse novo recurso. “Toda tecnologia chega assustando e provocando um certo medo ou desconforto. É incrível e ao mesmo tempo assustador ver um texto sendo escrito rapidamente em poucos segundos”, definiu a especialista em marketing.


Ferramenta fantástica


O Head of Marketing e diretor comercial, Marcos Rodrigo Araújo Soares ressaltou que na sua profissão e no cotidiano da agência de marketing digital, ele vem adotando o uso da ferramenta que foi definida como fantástica. “Ela tem nos ajudado muito na criação dos nossos conteúdos. Entendo que na nossa área o estudo e pesquisa sobre novas tendências e ferramentas precisa ser constante, e com isso, a ferramenta está revolucionando o mercado”, explicou o diretor.


Para ele, o algoritmo veio para atualizar o mercado de criação de conteúdo e pesquisas online. “Sem dúvidas, já é um marco para a tecnologia e humanidade. Não acredito que os robôs vão assumir as profissões humanas porque a inteligência artificial auxilia no crescimento e inovação com as futuras tecnologias”, citou.


Sobre as vantagens, o diretor exemplifica a facilitação na produção do conteúdo com interatividade. “Você sente que está conversando com uma pessoa. Mas uma das desvantagens é a dependência da ferramenta. O ser humano pode ficar refém da máquina e não criar conteúdos do zero, por exemplo,” concluiu.











13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page