top of page
  • Por Redação

Memes desempenham papel importante no Marketing Digital


Quem não se diverte nas redes sociais com os memes distribuídos a todo vapor e sobre diversos assuntos? Mas no Marketing Digital para ter sucesso e um desempenho esperado, ele precisa vir associado a outro que já foi absorvido pelo indivíduo.


A mestre em neuromarketing, especialista em mídias sociais, produtora de conteúdo e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, explica que de maneira simples e clara, o conceito utiliza a metáfora computacional. “Caso o ser humano fosse um computador, o cérebro seria o hardware e os memes os softwares, programas que fazem as pessoas a agirem de acordo com um determinado padrão de comportamento”, citou.


De acordo com a mestre, pensamentos, sentimentos, ações, e escolhas humanas derivariam todos de um conjunto de memes. E destaca o papel relevante do meme no marketing digital já que se propagam de forma rápida no meio digital. Os memes são ideias que moldam comportamentos, ditam tendências e o conteúdo transmitido através do marketing tem como objetivo guiar os consumidores pela atenção até os produtos.


Rejane conta que a publicidade utiliza os memes associativos, que ligam a outros que os indivíduos já estão acostumados. Com isso, o profissional de marketing aproveita a brecha na mente do consumidor para introduzir o chamado metameme, que cola e “reinfecta” um que já preexiste. Um bom exemplo é de um anúncio de hambúrguer.


Entender as associações, o que a marca deseja vender, os comportamentos dos grupos e o funcionamento dos memes é uma maneira de introduzi-los e escolher de forma consciente.







5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page