A data do Dia Mundial do Consumidor foi instituída por John Kennedy, em 1962, com o objetivo de conscientizar na garantia dos direitos dos consumidores. Já no Brasil, em 1990, foi criado o Código de Defesa do Consumidor com padrões de conduta, prazos e penalidades.
O advogado especialista em Direito do Consumidor e secretário do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Washington Reis, disse que a data é uma garantia aos clientes como informação, segurança, liberdade de escolha e atendimento.
Para o profissional, a temática é importante para o mercado como um todo e o próprio comércio utiliza a data como uma forma de aquecer o consumo. Ele indica que os próprios comerciantes possam respeitar a data, fornecer e vender produtos de forma respeitosa, transparente, com informações, trocas e cordialidade nas negociações.
Reis ainda evidencia que o estado de Goiás tem se tornado referência de respeito com relação aos direitos dos consumidores com base em políticas públicas. Para o especialista, temos legislações importantes, contamos com histórico de atuação parlamentar em prol da defesa dos consumidores, sem desrespeitar os fornecedores.
Data pouco explorada
O estudo “Tendências & Insights - Dia do Consumidor”, da Macfor traçou um panorama do Dia, que desperta a intenção de compra, mas apenas 45% das pessoas pretendem aproveitar a data, com gasto médio de R$250,00. Recorte feito pela Macfor foi de que a data ficou em sétimo lugar. As preferidas para compras online são de Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e Dia dos Namorados.
Descontos
Redes estão oferecendo promoções e descontos que vão até o final do mês para produtos e serviços como forma de incentivar os consumidores não somente em um dia. Os descontos são para Turismo, Bebidas, Casa, Beleza e Cuidados. Acesse aqui para conferir: https://abre.ai/fXld.
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