Quando ser produtivo deixou de ser saudável no marketing?
- Por Redação
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

Neste Dia Mundial da Saúde (07/04), é provável que muitos posts apareçam no seu feed ou nos stories destacando como é importante ter uma vida saudável, praticar exercícios e buscar conforto na rotina. Isso está certo? É um caminho — mas nem sempre é fácil, especialmente com o ritmo atribulado em que vivemos. Ainda assim, podemos tentar organizar essa rotina para torná-la mais prática e menos desgastante.
Queremos aproveitar esta data para refletir sobre um ponto pouco discutido: o quanto a busca por produtividade pode ser tóxica. Talvez você já tenha comentado isso com colegas ou se questionado se aquele ritmo acelerado é realmente o “lado bom” da vida. No marketing, essa produtividade forçada pode ser tudo, menos produtiva.
O termo “produtividade” faz sentido na economia: fazer mais, usando menos recursos e em menos tempo. Mas quem nunca se sentiu pressionado (a) a produzir mais em um tempo cada vez mais apertado? Na nossa área, isso se reflete na pressão para postar todos os dias.
Mas a verdade é que ninguém fica para trás por não publicar diariamente. O que realmente importa é o engajamento real e uma consistência inteligente. A Rock Content explica que os algoritmos funcionam de acordo com os resultados que desejam alcançar. Ou seja, assim como no marketing, é preciso estratégia e uma visão completa do cenário.
Produtividade comprometida
O (a) social media sabe que, para entregar um bom trabalho — com confiança, qualidade e resultados — é preciso tempo para criar, analisar e refletir. E isso exige foco. Hoje, muitos profissionais acumulam tarefas e são vistos como heróis por fazerem tudo: gerenciar anúncios, criar conteúdo, produzir design, analisar funis e ainda responder DMs.
Sim, podemos e devemos amar o marketing, afinal, escolhemos essa profissão. Mas trabalhar 24/7 não vai te deixar mais produtivo (a) — só vai te deixar exausto (a). Ficar obcecado (a) por números pode ser mais gerador de ansiedade do que de resultados. Criatividade, análise e estratégia são ingredientes para boas performances. Transformar produtividade em uma religião só leva à frustração.
Como ser produtivo(a) e saudável
Hoje, existem diversos calendários editoriais disponíveis gratuitos ou pagos. Use um que funcione para você, sua equipe ou seu cliente. Poste três vezes por semana, se for o caso — desde que sejam posts com propósito. A qualidade vale mais do que a quantidade.
Evite poluição visual. Quanto às multitarefas, delegue o que for possível, priorize e mantenha o foco. Automatize processos sempre que puder. E, acima de tudo, descanse. O seu cérebro precisa de pausas para gerar boas ideias.
Estabeleça horários e uma rotina de trabalho com limites claros. Não viva em função dos números. Defina um dia e horário para analisá-los com calma, mas foque nas tendências e no contexto do que foi planejado. Mais do que tarefas concluídas, olhe para os passos, os processos e o progresso.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com um (a) amigo (a). Pode ser o empurrãozinho que ele (a) precisava pra fazer a diferença na própria vida hoje.
Comments