top of page
  • Foto do escritorCarol Santana

Sabia que sua ideia pode virar selo?


Foto: Divulgação - Correios


Amanhã, 01/08, comemora-se o Dia Nacional do Selo. O selo de acordo com os Correios serve para mostrar, desde muito tempo, por meio de imagens, que circulam o mundo em cartas, mas atualmente pela internet, outras mídias como livros, aquilo considerado oficialmente, ou seja, por parte do Estado, a identidade nacional.


A programação filatélica deste ano com emissões postais comemorativas e especiais foi divulgada no início deste ano e ainda tem oito peças para serem lançadas. No dia 01 também se celebra o Dia Mundial da Amamentação e tem como emissão especial um selo a ser lançado com local a confirmar ainda.


Segundo os Correios, neste dia, no ano de 1843 foram instituídos os primeiros selos postais do Brasil, denominados como “Olho-de-Boi”. Considerado o segundo de circulação nacional emitido no mundo, a partir dele comemora-se anualmente o Dia do Selo Postal Brasileiro que completa 180 anos de histórias e tradição.


Mas você deve estar se perguntando como a sua ideia pode virar selo? Não é verdade? A explicação é a seguinte: as emissões de selos são definidas pela Comissão Filatélica Nacional, a partir das propostas recebidas da população. Basta você fazer propostas para emissão de selos sobre artes e arquitetura, cultura popular, datas comemorativas ou fatos históricos, esportes, fauna, flora, personalidades, meio ambiente, turismo e outros.


Mas existem critérios de escolha das sugestões na Portaria Nº 7204/2022, do Ministério das Comunicações – Mcom. Confira as informações aqui: https://bit.ly/3KleJ5y.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page