Saiba como fugir de clientes errados
- Carol Santana
- 21 de abr.
- 2 min de leitura

Neste dia de Tiradentes (21/04), você quer ainda depender de clientes errados? Creio que não. Vamos entender como fugir de clientes errados e conquistar a sua famosa independência. Para quem é empreendedor (a) na área de marketing, precisa lidar com clientes e o mínimo que se espera é que eles estejam alinhados com o que você quer construir.
Tenha uma comunicação clara e filtre o óbvio porque ele sempre precisa ser dito. Na página da sua empresa, no site, bio, redes sociais e até e-mail, se apresente como uma empresa que tem foco no que atende, com pessoas que investem em seriedade, trabalhos criativos e colaborativos. E que, se a pessoa estiver interessada em algo barato ou rápido, ali não será o lugar.
Seu trabalho precisa ser valorizado porque há investimento em pesquisa, tempo, estudos, etc. Você pode até ter surgido ontem, mas por trás de uma inauguração existem histórias que gradualmente vêm sendo construídas. Quem não quiser caminhar ao seu lado, vai se desinteressar na hora. Comece a filtrar clientes sem visão. Como fazer isso? Basta criar um formulário de triagem com intenção.
A empresária da agência de marketing Criativo Três Marias, Geiseane Teixeira, contou que, inicialmente, observa o comportamento das pessoas. “De modo geral, procuro entender o interesse delas, principalmente dos lojistas que atendo. Avalio se o cliente deseja realmente alavancar as vendas, como enxerga o trabalho do marketing e se estará disposto a cooperar com as estratégias propostas”, explicou.
Geiseane relatou que já atendeu clientes que não foram colaborativos e não se envolviam com o próprio negócio. “Alguns focavam apenas no resultado final. Mas é fundamental que o cliente se interesse pelo processo, porque muitos esperam milagres, quando na verdade o marketing é uma construção contínua. Atraímos os clientes certos por meio do nosso posicionamento. É preciso estar alinhado com o propósito, sempre buscando resultados tanto para o cliente quanto para a própria marca dentro do marketing”, concluiu.
Pela saúde do seu negócio
Em alguns atendimentos de saúde, a triagem funciona bem, não é mesmo? O seu vai englobar perguntas estratégicas que consigam te orientar antes de aceitar qualquer proposta. A partir de perguntas como “O que você valoriza em uma parceria de trabalho?” e/ou “Você já trabalhou com alguém dessa área antes?” fará com que identifique sinais vermelhos como orçamento apertado, pressa, não valorização de prazos, falta de clareza e desrespeito ao processo criativo.
Por último, não menos importante, está o envio da proposta com valores. Entregue muito mais do que preço. O cliente errado está em busca de um trabalho fácil, barato e rápido. O que não existe. Alinhe sua proposta com entregas. Apresente seus valores que norteiam o seu trabalho, os benefícios do processo e o tipo de relacionamento profissional que você procura.
Assim todos ganham! Envie esse texto para alguém que precisa se orientar também.
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